Concurso Bombeiros AM 2017: Governador anuncia edital para Soldado e Oficiais!

0
1966

Excelente notícia! O concurso dos Bombeiros de Amazonas (Concurso Bombeiros AM 2017) está confirmado. O certame foi anunciado na última segunda-feira, 13 de março, pelo governador do Estado, José Melo, durante evento de posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM), coronel Fernando Paiva Pires Júnior, que assume o cargo no lugar do coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz. O edital deve ser publicado ainda este ano.

De acordo com o governador, o concurso dos Bombeiros/AM 2017 servirá para suprir a demanda, que atualmente é alta. “A corporação está muito reduzida e, portanto, devemos lançar um novo edital para o novo concurso que será realizado para recompor aqueles que foram para a reserva remunerada”, disse o governador, que, também, garantiu a aquisição de novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros para impulsionar os serviços de emergência proporcionando um melhor atendimento a população.

Além do anúncio de realização do concurso, José Melo também anunciou promoções para oficiais e praças do Corpo de Bombeiros. O quantitativo de vagas, requisitos e demais informações ainda não foram divulgadas.

O Concurso Bombeiros AM 2017

O concurso ainda não tem os cargos definidos, mas a expectativa é que o edital contemple oportunidades para Soldado e cargos de 3º sargento auxiliar de saúde (técnico em enfermagem), 2º sargento (enfermeiro, médico clínico, pediatra, dentista, entre outros).

O cargo de maior procura e maior destaque, sem dúvidas, será o de Soldado, cujo requisito, até então, é de nível médio completo. Além disso, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, ter idade mínima de 18 (dezoito) e máxima de 37 (trinta e sete) anos, para 3º. Sargento, Cabo e Soldado; e máxima de 40 (quarenta) anos para 2º Tenente devem ser requisitos para concorrer a uma das vagas no concurso dos Bombeiros de Amazonas.Os cargos citados requerem dos seus servidores militares elevado patriotismo, espírito público e dever de acatamento aos princípios legais, éticos e morais da hierarquia e disciplina militares. Tais condições se exteriorizam, principalmente, pela plena observância às ordens inerentes ao serviço, pelo estado de constante prontidão face às inúmeras possibilidades de mobilização em resposta aos reclamos da sociedade.

Possíveis etapas do Concurso

O concurso deve contar com as seguintes etapas:

a) Primeira etapa – Prova de conhecimentos básicos e específicos, aferidos por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser elaborada e corrigida pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, por intermédio da Comissão Permanente de Concursos – COPEC/CETAM;

b) Segunda etapa – Exames médicos, de caráter unicamente eliminatório e será avaliado pela Junta Ordinária de Inspeção de Saúde da Polícia Militar do Estado do Amazonas (JOIS/PMAM), somente para os candidatos classificados até a ordem que corresponda ao dobro do número de vagas estabelecido para o cargo previsto neste edital;

c) Terceira etapa – Prova de capacidade física, de caráter unicamente eliminatório, a ser executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, por intermédio da Comissão Permanente de Concursos – COPEC/CETAM, somente para os candidatos considerados aptos na segunda fase;

Último Concurso Bombeiros AM 2017

O último concurso dos Bombeiros do Amazonas aconteceu em 2009, quando contou com 1.239 vagas em cargos de ensino médio e superior. Na época, as vagas foram destinadas aos cargos de Soldado (443 vagas – 400 do sexo masculino e 43 do sexo feminino), 3º sargento auxiliar de saúde – técnico de enfermagem (293 vagas), cabo auxiliar de saúde- auxiliar de consultório dentário (28), cabo auxiliar de saúde – técnico em raio X (28) e  cabo auxiliar de saúde – técnico em gesso (12). Para nível superior, os postos foram para 2º tenente nas áreas de médico ortopedista (18), médico clínico (17), médico pediatra (67), dentista (42), farmacêutico (42), enfermeiro (107) e assistente social (42). A organização foi da COPEC.

Fonte: Noticias Concursos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here