BrasilDestaqueGeral

15 Estados estão em alerta por chuvas intensas nesta terça-feira

Sistema meteorológico provoca instabilidade do Norte ao Sudeste; Rondônia, São Paulo e Minas Gerais estão entre as áreas de maior atenção

A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o Brasil em estado de atenção nesta terça-feira, 10 de fevereiro de 2026. O sistema, formado no último fim de semana, provoca previsão de chuvas intensas e volumes elevados em pelo menos 15 estados, incluindo Rondônia.

A ZCAS está reforçada por ventos que transportam umidade do leste do Amazonas para uma extensa faixa do país, atingindo Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. Este corredor de umidade favorece chuvas persistentes, muitas vezes com trovoadas e rajadas de vento.

Além de Rondônia, os estados em alerta são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Na madrugada e manhã, o céu permaneceu encoberto em grande parte do Centro-Oeste e Sudeste, com chuva no interior de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso e sul de Goiás. Na Região Norte, há previsão de chuvas moderadas a fortes para Rondônia, Amazonas, Acre e Tocantins. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta o risco de temporais.

À tarde, as instabilidades se intensificam, com persistência das chuvas sobre Amazonas, Rondônia e Acre, e aumento do tempo instável em Mato Grosso e Goiás. No Sudeste, a área de chuva se amplia sobre São Paulo e Minas Gerais. No Nordeste, pancadas mais intensas são esperadas no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí.

Com o solo saturado em diversas regiões, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, os riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra aumentam. No campo, produtores rurais relatam prejuízos devido ao excesso de chuva.

A população deve acompanhar os avisos meteorológicos e redobrar a atenção em áreas de risco.

Fonte: Rosinaldo Guedes – Portal SGC

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo