Maior jogadora de todos os tempos no futebol feminino, Marta já foi eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa, mas jamais venceu a Bola de Ouro, entregue desde 2018 para mulheres. Já Vini Junior foi o vencedor do prêmio da Fifa em 2024, mas perdeu a Bola de Ouro para o espanhol Rodri.
O goleiro Alisson, que atua pelo Liverpool e foi titular da Seleção Brasileira nas duas últimas Copas do Mundo, concorre ao troféu Yashin, entregue anualmente ao melhor goleiro do planeta. Ele já venceu o prêmio em 2019.
Arthur Elias, treinador da seleção feminina de futebol, é um dos candidatos ao troféu de melhor treinador de futebol feminino.
O Brasil concorre ainda nesta edição do troféu Kopa, entregue para atletas com idades de até 21 anos, com o atacante Estêvão, que recentemente deixou o Palmeiras e se transferiu para o Chelsea, da Inglaterra.
Campeão do Campeonato Brasileiro e da Taça Libertadores em 2024, o Botafogo foi indicado para o troféu de Clube do Ano no futebol masculino. Os adversários do clube carioca na disputa são todos europeus: Barcelona, Chelsea, Liverpool e Paris Saint-Germain. Essa premiação, lançada em 2021, nunca foi vencida por uma equipe de fora da Europa.
Fonte: Carta Capital




Comentários