PolíticaRondônia

ALE-RO: votação extraordinária autoriza uso de recursos ambientais em ações de segurança pública

Medida foi aprovada em sessão extraordinária para ajuste do orçamento de 2025.

Segundo nota publicada no site da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 1189/2025, que autoriza a desvinculação de recursos do Fundo Especial de Proteção Ambiental (Fepram) — provenientes da arrecadação de multas por danos ambientais — para reforçar o orçamento da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

De acordo com o texto aprovado, R$ 2 milhões serão redirecionados à secretaria. A proposta foi votada em sessão extraordinária realizada no dia 16 de novembro, às vésperas do recesso parlamentar, com o objetivo de ajustar o orçamento do exercício de 2025.

A iniciativa é de autoria do Governo de Rondônia e prevê a abertura de crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação no Fepram, além de autorizar a desvinculação da receita. O objetivo declarado é fortalecer a atuação integrada entre a Sesdec e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Como forma de controle, o texto estabelece que a Sesdec deverá prestar contas dos recursos utilizados e devolver eventuais valores não executados.

Ainda segundo a Assembleia, a destinação dos recursos está amparada na Emenda Constitucional nº 132/2023 e na legislação federal que trata da abertura de créditos adicionais. A medida também se apoia no Termo de Cooperação nº 25/2025, firmado entre as duas secretarias no mês de setembro.

Fonte: Portal SGC

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo