Ícone do site Amazoniaqui

Avô paterno autoriza reencontro de Elize Matsunaga com a filha, mas impõe condição

Foto: Divulgação

O lançamento do filme Elize: Sombras de uma Mulher, da Netflix, reacendeu o interesse do público pelo caso que chocou o Brasil em 2012 e trouxe novamente à tona uma das perguntas mais frequentes envolvendo a ex-presidiária: quando ela vai voltar a ver a filha?

Atualmente com 14 anos, Helena vive com os avós paternos desde que Elize Matsunaga foi presa pelo assassinato do empresário Marcos Matsunaga. Desde então, mãe e filha nunca mais tiveram contato por determinação da Justiça.

Segundo informações reveladas pelo jornalista Ullisses Campbell, autor da biografia Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido, essa situação poderá mudar no futuro, mas somente sob uma condição estabelecida pelo avô da adolescente, Mitsuo Matsunaga.

De acordo com Campbell, Mitsuo afirmou que não pretende impedir um reencontro entre mãe e filha, desde que a decisão seja tomada exclusivamente por Helena quando ela completar 18 anos. “Quando ela tiver 18 anos, vai acessar a herança do pai e poderá ir para onde quiser. Se quiser continuar morando com a gente, mora. Se quiser ir para o Japão, para a Itália, para os Estados Unidos ou ver a mãe, ela vai”, afirmou o jornalista ao reproduzir o relato do avô.

Em outro momento, Mitsuo reforçou que acredita ser mais adequado esperar a neta atingir a maioridade antes de colocá-la diante dessa escolha. “Ela, com 18 anos, faz o que quiser da vida. É melhor esperar ela estar maior de idade do que adolescente ficar exigindo um posicionamento. Espera completar 18 anos”, declarou.

Helena tinha pouco mais de um ano quando Elize Matsunaga foi presa pelo assassinato de Marcos Matsunaga. Após o crime, a guarda da menina passou para os avós paternos, Mitsuo e Misako Matsunaga, que decidiram criá-la longe da exposição pública.

Além da guarda, a Justiça determinou que Elize permanecesse sem autorização para visitar ou manter qualquer tipo de contato com a filha. Segundo Ullisses Campbell, o último encontro entre as duas aconteceu justamente antes da prisão da ex-presidiária. “Quando eles levam a criança, a Elize nunca mais a vê. Na verdade, a Elize vê pela última vez quando vai presa”, afirmou o jornalista.

Em 2021, durante a série documental Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime, também produzida pela Netflix, Elize demonstrou o desejo de que a filha conhecesse sua versão da história no futuro, independentemente de onde estivesse vivendo.

Hoje com 16 anos, Helena continua morando com os avós paternos e mantém uma vida longe dos holofotes. Recentemente, a Justiça de São Paulo autorizou que ela viajasse ao exterior durante as férias escolares, incluindo uma visita a Londres acompanhada por uma pedagoga e outra a Punta Cana, na República Dominicana, ao lado da avó paterna.

Fonte: Correio 24h

Sair da versão mobile