
Na Páscoa de 2021, Carrefour e as lojas Americanas focam investimentos em linhas autorais de ovos de chocolate e em vendas online. Ação é uma resposta frente a um mercado marcado por instabilidade em decorrência da pandemia de Covid-19, bem como da diminuição do poder de compra das famílias brasileiras. No cenário desafiador, grandes redes buscam novas estratégias, marcadas pela preocupação com comodidade e preços mais acessíveis, para manter vendas na primeira grande data do varejo.
Dentro desse cenário, a rede supermercadista aposta na oferta de sete variações da linha autoral de ovos de chocolate, oferecendo opções para adultos e crianças. Com foco no público infantil, o Carrefour oferta diversos ovos com tema de super-heróis, confeccionados com chocolate ao leite e confetes coloridos, e acompanham ainda uma caneca colecionável. Os ovos estão sendo vendidos na faixa dos R$40.
Para o público adulto a marca oferece opções de chocolate ao leite, crocante e cookies’n cream, todas recheadas com tabletes de chocolate ao leite. A média de preços para esses itens é de R$ 22,99. A linha autoral de ovos do Carrefour pode ser encontrada em todas as lojas do país e, segundo a empresa, são até 30% mais baratos do que versões equivalentes de marcas tradicionais.
Como estratégia para alavancar ainda mais as vendas e oferecer mais comodidade ao cliente, os ovos de Páscoa do Carrefour, assim como todo estoque da rede varejista encontram-se disponíveis para compra por meio do site e aplicativo da empresa.
Estratégia semelhante foi adotada pela rede de lojas de departamentos Americanas, que também investiu em marca autoral para assegurar rendimento em meio a incerteza econômica do país. A empresa garante a entrega em até 3 horas dos ovos de sua marca autoral nas compras feitas pelo aplicativo, site ou ainda pelo WhatsApp (21 4042-0321).
A marca autoral das lojas Americanas, a D’elicce, aposta em produtos temáticos de grandes franquias para atrair consumidores, dentre os quais: ovos de personagens da linha de bonecas LOL, da Nerf e do Detetives do Prédio Azul. Com foco no público infantil, todos acompanham brindes de acordo com o tema.
Na linha de produtos da D’elicce há ainda itens exclusivos de personagens consagrados dentre as crianças, tais como Jovens Titãs, Transformers, Turma da Mônica, Ben 10, Polly, Snoopy, Peppa Pig, Emoji e Hello Kitty.
Tentando atrair um público mais velho, Americanas oferta ainda ovos de chocolate com tema de Playstation e outras versões com canecas personalizadas e um popsocket para celular. Na linha criada para adultos, a marca traz sabores variados como chocolate ao leite, crocante e branco com cookies.
As ações desenvolvidas pelas empresas marcam uma Páscoa permeada por baixa expectativa de consumo por parte dos consumidores diante da instabilidade econômica e da crise de saúde pública em decorrência da Covid-19. Na visão do economista Érico Veras, a criação de linhas autorais, com preços mais baratos pode ser uma forma de assegurar vendas, mas pondera que a oferta de um novo produto frente a marcas já consolidadas e com uma relação prévia com o público consumidor também representa um desafio.
O economista explica que somente ao término das vendas poderá ser possível ponderar o grau de sucesso das novas marcas frente a franquias tradicionais. “Grandes marcas têm muito a favor delas, contato com fornecedores especializados, experiência na produção do produto, conhecimento sobre os gostos do público. Porém, no cenário atual, com os preços elevados e todo contexto econômico desfavorável, a compra desses produtos se torna inviável para o consumidor, assim, novas marcas e produções artesanais podem se fortalecer”, detalha.
Fonte: O POVO
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