A Polícia Militar do Estado do Piauí vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PI 2021) tem uma nova data para ser publicado. Segundo informações do deputado estadual, coronel Carlos Augusto, nesta sexta, 28, em entrevista ao PITV 1ª Edição, o edital será publicado até o dia 3 de junho, quinta-feira.
“Eu estive ontem em reunião com o comandante-geral da Polícia Militar, que nos garantiu que, na segunda-feira, 31, o reitor da Uespi libera o edital, que será lançado de quarta para quinta-feira, (3), esse edital tão esperado”, disse o deputado.
Após divulgar diversas previsões de abertura do edital, o concurso deve, enfim, sair no início de junho. A banca organizadora do concurso será o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).
A corporação formalizou uma comissão organizadora para acompanhar o certame, que já tem vagas confirmadas. De acordo com o documento, o edital com 690 vagas para soldados e oficias será supervisionado pelos seguintes servidores:
- Coronel Leonardo de Melo Castelo Branco – presidente;
- Tenente coronel José Soares de Alencar Filho
- Tenente coronel Jacks Daienne Galvão Pereira
- Tenente coronel José Edson Batista dos Santos Júnior
- Major Tiago Castelo Branco Ribeiro
- Major Airton de Sousa Oliveira
O Governador do Estado, Wellington Dias, autorizou o novo edital concurso PM-PI 2021 para o preenchimento de 690 vagas. O aval, dado durante ato solene no Salão Azul do Palácio de Karnak, em Teresina (PI), contou com a presença do coronel Lindomar Castilho.
Do total de vagas, 650 vagas serão abertas para Soldados e 40 para Oficiais.
Durante o ato, o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, afirmou que o governo chegou a cogitar o aval para mais de mil vagas. No entanto, a quantidade de vagas foi repensada por questões orçamentárias.
Sobre o concurso da PM-PI, Wellington Dias revelou que haverá uma reserva técnica, para que mais candidatos sejam aprovados ao longo das etapas de seleção.
“Aqui são 650 vagas para soldados e 40 para oficiais e, com isso, a gente sempre coloca uma linha de reserva, para também garantir um excedente, uma reserva estratégica”, disse o governador.
No dia 09 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou o Projeto de Lei (PL) que altera o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí. O documento altera o limite de idade para ingresso na corporação, passando de 30 para 35 anos, tanto para o curso de formação de soldados quanto para o curso de formação de oficiais.
A função de soldado da PM PI requer dos candidatos: ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir altura mínima de 1,60 m (homem) e 1,55 (mulher); ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos no período da inscrição; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homem); possuir CNH categoria “AB”, entre outros requisitos.
O Soldado terá que realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.
Etapas do concurso PM PI
O Concurso Público da Polícia Militar do Piauí de Soldado é composto por 05 (cinco) etapas, sendo:
a) primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de prova escrita objetiva, que será aplicada de forma coletiva, conforme critérios estabelecidos no edital do certame;
b) segunda etapa, de caráter eliminatório, constará de exame de saúde (médico e odontológico), conforme critérios estabelecidos no edital;
c) terceira etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o teste de aptidão física e constará de exame atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto no edital;
d) quarta etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de exame psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no edital;
e) quinta etapa, também de caráter eliminatório, consistirá na investigação social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como na vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos no edital.
Último edital PM PI foi divulgado em 2017
O último edital de concurso público da PM-PI para Soldados foi divulgado em 2017, quando contou com 400 vagas para a carreira, distribuídas por homens e mulheres com nível médio. O salário inicial foi de R$3.100.
Os aprovados foram lotados em Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí.
A prova contou com questões de Língua Portuguesa (14 questões), Matemática (07 questões), Conhecimentos Gerais (12 questões) e Noções de Informática, todas com peso 01. Além disso, as avaliações contaram com questões de Legislação da PMPI (07 questões) e Noções de Direito (13 vagas), ambas com peso 02.
Informações do concurso
- Concurso: Polícia Militar do Piauí (PM-PI)
- Banca organizadora: NUCEPE
- Escolaridade: médio
- Número de vagas: 690
- Remuneração: a definir
- Inscrições: a definir
- Taxa de Inscrição: a definir
- Provas: a definir
- Situação: PREVISTO
Fonte: Noticias Concursos
Comentários