De engraxate à secretário de Justiça, e agora pré-candidato a vereador

Por Lucas Tatuí
O ex-secretário de Estado de Justiça do governo de Rondônia, Adriano de Castro, tem um currículo prestigioso, e uma história de superação. Bacharel em Direito, graduado em História e pós-graduando em Direito Público, ele já está há 25 anos no serviço público. Iniciou na Aeronáutica, depois ingressou na carreira penitenciária, e também atuou na Corregedoria Geral do Estado, foi diretor do Departamento de Recursos Logísticos da Prefeitura de Porto Velho, chefe de Divisão de Transporte de Táxi, Moto Táxi do Município, assessor especial da Vice-Governadoria e professor da Escola Penitenciária.
Contudo, Adriano de Castro não esquece suas origens. É um dos seis filhos de seu Milton e dona Lena – uma família humilde lá de Gonçalves, pequeno município mineiro, com menos de 5 mil habitantes. E devido as dificuldades econômicas na região, se mudaram para o interior de São Paulo, Município de São José dos Campos. Porém, as dificuldades persistiram, e na tentativa de dar uma vida melhor para os filhos e a esposa, seu Milton resolveu seguir estrada para mais longe!
Em 1987 a família Castro chegava ao Município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. Adriano já estava com 11 anos – menino ainda! Mas com uma precoce responsabilidade de homem. A família só se mudava de lugar, enquanto a situação permanecia a mesma; as dificuldades até aumentavam! Foi então que, o filho de seu Milton decidiu fazer alguma coisa para ajudar no sustento da família.
Adriano começou a trabalhar como engraxate, depois passou a vender picolé pelas ruas de Ouro Preto. E não rejeitava as oportunidades que apareciam! Também foi office boy, camelô, padeiro, confeiteiro… E trabalhou cortando cabelos, após conseguir fazer o curso do SENAC.
Até que, em 1994 ingressou na Base Aérea de Porto Velho, seguindo no serviço militar até o ano de 2000. E em 2001, tomou posse como agente penitenciário no governo do Estado de Rondônia – carreira hoje transformada em Polícia Penal. Inclusive, Adriano deu sua importante parcela de contribuição para a construção dessa conquista, que começou lá atrás, em 2004, com a PEC 308.
PIONEIRISMO
Ele é um dos pioneiros que criaram o alicerce, a base, para a formação da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), e participou ativamente das primeiras mobilizações em Brasília para os avanços graduais, até a criação da Polícia Penal, com promulgação da Emenda Constitucional 104 de 2019. Adriano ainda foi homenageado na Assembleia Legislativa Estadual, em 18 de maio de 2018, com a outorga de Voto de Louvor pelo pioneirismo nas lutas no Congresso Nacional em prol da transposição dos servidores do Ex-Território Federal de Rondônia para a folha do Governo Federal.
Esse é um pouco da trajetória e história de vida de Adriano de Castro, pai do Lucas e do Adryen, e casado com a assistente social Viviane Câmara. Mas, aos 44 anos, com disposição de sobra e muita vontade de fazer a diferença sempre, a história não pára por aqui! Ele aceitou um novo desafio, de se lançar como pré-candidato a vereador por Porto Velho. “Além do apoio da família e dos amigos, o que me incentiva é o meu anseio por mudanças. Não podemos esperar pelos outros aquilo que podemos fazer”, falou o filho de seu Milton e dona Lena, que começou como engraxate na infância, em Ouro Preto, cresceu e se tornou o melhor secretário de Justiça de Rondônia, por reconhecimento.
Comentários