Eleições terá terceira via para acabar com a polarização dentro da OAB Rondônia

As eleições para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, terão um componente a mais na disputa: a presença de uma terceira via, através da escolha de um representante que tenha o apoio necessário para quebrar a polarização dos dois grupos que dominam a ordem há duas décadas.
Os dois pré-candidatos já declarados são os advogados Márcio Melo Nogueira e Zênia Cernov, dois juristas de respeito dentro e fora do Estado, mas que representam essa polarização que mais se parece com uma alternância de poder ´mascarada´. A advocacia precisa ser mais democrática em suas ações e decisões.
A terceira via virá do mundo acadêmico , mas com forte atuação nos tribunais , jovem e que represente os advogados jovens e iniciantes, aliado à uma grande figura feminina , de família tradicional e com anos de história de sucesso no Mundo empresarial e jurídico. O grupo da terceira opção é formado por advogados que estão focados em uma mentalidade mais futurista e não nas ações imediatistas que privilegiam meia dúzia de amigos e seus escritórios.
O próximo(a) candidato(a) será anunciado nos próximos dias , deve cair como uma bomba no ninho da atual gestão e da velha guarda de advogados representados por Zênia ….e foi escolhido através de um consenso entre advogados dos 52 municípios do Estado que possuem um projeto estruturado e realmente focado para a advocacia e inserção dos novos advogados dentre de uma política institucional.
A necessidade de se quebrar o ciclo vicioso da polarização ocorreu nesses tempos de pandemia. Muitos advogados iniciantes não tiveram qualquer auxílio da Ordem, apesar de suas contribuições terem sido pagas religiosamente, obrigando muitos a abrirem temporariamente da profissão e trabalhar como motorista de aplicativo, bicos e serviços diversos.
Após a pandemia, o Mundo nunca mais será o mesmo, assim como as instituições, os poderes constituídos e tudo o que gira aos seus redores. Nunca a palavra democratizar teve um significado tão amplo e será nessa democratização o foco da nova diretoria. Esse é um dos focos principais do candidato terceira via.
Atualmente, a OAB/RO, em que pese a realização de alguns trabalhos de reconhecida importância, é mais uma fonte arrecadadora do que propriamente uma defensora dos direitos coletivos da população e dos advogados em início de carreira. Os advogados do futuro estarão indo às urnas para eleger um candidato que faça-os também os advogados do presente.
A OAB/RO completou 47 anos este ano e só teve doze presidentes. De 1995 até hoje, há visivelmente há monopólios alternados da direção da ordem. Quebrar esse paradigma é um desafio que trará novos rumos e oportunidades à categoria. Por uma OAB/RO forte, democrática e não-exclusivista, a terceira via é mais que uma idéia, é também uma realidade.
Fonte: Brasil364
Comentários