
A prevenção de doenças sazonais durante o inverno amazônico em Rondônia tem sido promovida pelo governo do estado, por meio de ações e medidas voltadas à saúde da população. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dadas as condições climáticas, a propagação e os impactos das infecções respiratórias podem ser evitados com imunização e outras recomendações de especialistas que reduzam os fatores de risco.
De acordo com a infectologista do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Mariana Ayres Bragança, as infecções mais comuns são resfriados e gripes, como: influenza, covid-19 e arboviroses.

Considerando as recomendações, a disponibilização de vacinas contra os mais diversos tipos de vírus que atingem a população dos 52 municípios é intensificada pelo governo de Rondônia, com o objetivo de reduzir o impacto das doenças.
IMUNIZAÇÃO
Sendo a imunização uma das estratégias com maior alcance público, o governo também reforça esta iniciativa, através da disponibilização do Espaço Saúde, unidade estratégica, localizada em um shopping de Porto Velho, para a realização de vacinações e outras orientações sobre cuidados preventivos para infecções sazonais.
SINTOMAS
A infectologista do Cemetron alerta que a população deve manter especial atenção até o final do período chuvoso, atentando-se a quaisquer sintomas que surjam e que possam ser considerados uma das doenças. “É fundamental que a população mantenha vigilância até o final do período chuvoso, pois muitas doenças podem se intensificar nesta época”, acrescentou.

Os sintomas mais indicativos das condições de resfriados, gripes, arboviroses (provenientes de dengue, zika e chikungunya), e até mesmo covid-19, são:
- Febre;
- Dor no corpo;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar; e
- Cansaço excessivo.
Caso esses sintomas apareçam, é importante consultar um médico, principalmente se o quadro piorar, como falta de ar, dor no peito ou sinais de desidratação, que indicam arboviroses e outras gripes. Os serviços podem ser procurados nos postos de saúde dos municípios; o cidadão que necessitar de hospitalização será encaminhado ao Cemetron, referência estadual para o tratamento de patologias infectocontagiosas e tropicais.
“A avaliação médica é fundamental para um diagnóstico preciso e início de tratamento, evitando assim, complicações e garantir a saúde da população”, enfatiza a infectologista.
- EVITAR A INFECÇÃO
A adoção de medidas convencionais que ajudam a prevenir doenças respiratórias fortalece o combate à proliferação de doenças sazonais. Além das medidas, uma combinação de hábitos saudáveis é fundamental para que os rondonienses possam evitar a infecção com maior segurança e qualidade de vida.
Recomendações são sugeridas pela especialista, tais como:
Manter os quintais de casa limpos e livres de água parada;
Fazer higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, sempre mantendo objetos pessoais limpos;
Evitar aglomerações para prevenir a propagação de doenças, e utilizar máscara, quando apresentar qualquer sintoma gripal;
Cobrir a boca ao tossir ou espirrar, evitando contato com pessoas doentes ou sintomas gripais;
Ter uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de manter hidratação e exercícios físicos regulares.
Comentários