O trabalhador já consegue fazer simulações para obter o novo crédito consignado CLT privado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). A operação foi liberada às 6h desta sexta-feira (21), mas, por volta das 8h, quem tentou acessar enfrentou erros de carregamento e mensagens pedindo para voltar “mais tarde”. Às 8h31, as simulações foram liberadas.
O Ministério do Trabalho informou que verificou instabilidades no início da operação nesta sexta (21). O Dataprev foi acionado para corrigir as falhas e o funcionamento do sistema já começou a ser normalizado nas primeiras horas da manhã.
Bancos e fintechs já haviam alertado o governo sobre possíveis falhas no sistema, principalmente devido à rapidez com que o programa foi lançado. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os primeiros dias de operação devem ser marcados por ajustes e um volume inicial modesto de contratações.
O governo Lula aposta no novo consignado como uma medida para estimular a economia e reduzir a inadimplência, mas a dificuldade no acesso pode frustrar trabalhadores que aguardavam a liberação do crédito.
A adesão à nova linha de crédito deve ser feita pelo aplicativo CTPS Digital, na aba Crédito ao Trabalhador. Ao entrar na aba, o trabalhador encontra o valor máximo da parcela e uma simulação do empréstimo.
As parcelas do empréstimo serão descontadas mensalmente na folha de pagamento do trabalhador, por meio do eSocial, observada a margem consignável de 35% do salário.
O trabalhador deve autorizar as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessar dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa, em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Apenas a partir de 25 de abril o trabalhador que já tem empréstimo com desconto em folha poderá pedir migração do contrato existente para o novo modelo. Se preferir fazer a portabilidade para outro banco, será preciso aguardar até 6 de junho para solicitar diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos. São mais de 80 instituições autorizadas, que já operam o consignado no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo o governo, os profissionais do setor privado pegarão empréstimos com juros mais baixos do que os aplicados pelo mercado, tendo o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia.
CONFIRA O PASSO A PASSO PARA ACESSAR O CRÉDITO DO TRABALHADOR
- 1. Baixe ou atualize o app CTPS Digital
O aplicativo CTPS Digital está disponível para download na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS)
Se já tiver o app instalado, certifique-se de que ele está atualizado para a versão mais recente
- 2. Faça login no aplicativo
Abra o CTPS Digital e entre com suas credenciais do Gov.br (CPF e senha)
Se ainda não tem uma conta no Gov.br, será necessário criar uma e validá-la
- 3. Acesse a aba “Crédito do Trabalhador”
No menu principal do aplicativo, clique no banner “Crédito do Trabalhador”, na parte superior da tela
Caso não encontre, tente atualizar o app
- 4. Simule o empréstimo
O aplicativo oferecerá uma simulação, mostrando opções de valor total, prazos e juros praticados
Dentro da aba, o sistema exibirá automaticamente a margem consignável, ou seja, o valor máximo da parcela que pode ser comprometido (até 35% do salário)
Caso o valor da parcela para o valor simulado superar a margem consignável, um aviso em vermelho irá informar que não é possível obter o empréstimo nas condições simuladas. Nesse caso, simule um novo cenário
A simulação vai informar o valor do empréstimo, o valor de cada parcela, o total a ser pago e a taxa de juros de referência que será cobrada
- 5. Autorize o acesso aos seus dados
Para dar continuidade, o trabalhador precisa autorizar as instituições financeiras habilitadas a consultarem seus dados, como:
Nome e CPF
Margem salarial disponível para consignação
Tempo de empresa
Essa autorização segue as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
Clique no quadrado “Concordo em compartilhar meus dados trabalhistas e financeiros com as instituições”
- 6. Aguarde 24 horas
A simulação será enviada para as instituições financeiras autorizadas a participar da modalidade de crédito
Essas instituições irão enviar propostas personalizadas em até 24 horas pelo app CTPS Digital
- 7. Escolha a instituição financeira
O trabalhador poderá selecionar um dos bancos ou fintechs cadastrados para realizar a contratação do crédito
A partir de 25 de abril, quem já tem empréstimo com desconto em folha poderá migrar para o novo modelo com o próprio banco
Para portabilidade para outro banco, será necessário aguardar até 6 de junho
- 8. Confirme e finalize a solicitação
Após revisar as informações e escolher a melhor opção, finalize a solicitação pelo próprio app
O banco analisará o pedido e, se aprovado, o crédito será liberado diretamente na conta do trabalhador
Atenção!
- O desconto das parcelas será feito diretamente na folha de pagamento, via eSocial
- O FGTS servirá como garantia para o empréstimo
- Mais de 80 instituições financeiras estão habilitadas para oferecer essa linha de crédito
Fonte: Folha de São Paulo
Comentários