19 de agosto: aniversário de Matthew Perry

Confira alguns momentos marcantes deste dia!

© Reuters
Anúncio

19 de agosto é o 231.º dia do ano no calendário gregoriano (232.º em anos bissextos). Neste dia nasceu a estilista Coco Chanel, os atores Marcos Palmeira e Matthew Perry e as atrizes Heloísa Périssé e Ana Paula Tabalipa.

 Foi no dia 19 de agosto de 2003 que faleceu, aos 55 anos, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Foi funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) durante 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002. Em 19 de agosto de 2003 faleceu em Bagdá, capital do Iraque, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de um atentado a bomba contra a sede local da ONU. A organização extremista Al Qaeda assumiu a responsabilidade pelo ocorrido e afirmou que Mello era o alvo principal do ataque. Vieira de Mello era considerado por muitos como o virtual sucessor de Kofi Annan na Secretaria-Geral das Nações Unidas.

O dia também ficou marcado quando em 1991durante a Dissolução da União Soviética ocorre o Golpe de Agosto: o presidente soviético Mikhail Gorbatchov é colocado em prisão domiciliar durante suas férias na cidade de Foros, na Ucrânia.

Notícias ao Minuto

Nascimentos: artes

1955 – Peter Gallagher, ator, músico e escritor estadunidense.

1963 – John Stamos, ator estadunidense.

1963 – Marcos Palmeira, ator brasileiro.

1966 – Heloísa Périssé, atriz brasileira. (Foto)

1969 – Matthew Perry, ator estadunidense.

1978 – Ana Paula Tabalipa, atriz brasileira.

Notícias ao Minuto

Nascimentos: personalidades e figuras importantes

1883 – Coco Chanel, estilista francesa (m. 1971). (Foto)

1946 – Bill Clinton, político estadunidense.

1961 – Reinaldo Azevedo, jornalista brasileiro.

Notícias ao Minuto

Mortes:

2003 – Sérgio Vieira de Mello, diplomata brasileiro (n. 1948). (Foto)

Acontecimentos históricos:

1692 — Bruxas de Salém: em Salém, na Província da Baía de Massachusetts, cinco pessoas, uma mulher e quatro homens, incluindo um clérigo, são executados após terem sido condenados por bruxaria.

1917 — 4.ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal.

1978 — No Irã, o incêndio no Cinema Rex causa mais de 400 mortes.

1989 – Várias centenas de alemães orientais atravessam a fronteira entre a Hungria e a Áustria durante o Piquenique Pan-Europeu, parte dos eventos que iniciaram o processo da Queda do Muro de Berlim.

1991 — Dissolução da União Soviética: Golpe de Agosto: o presidente soviético Mikhail Gorbatchov é colocado em prisão domiciliar durante suas férias na cidade de Foros, na Ucrânia.

2003 — Um ataque com carro-bomba contra a sede das Nações Unidas no Iraque mata o principal representante da agência, Sérgio Vieira de Mello, e outros 21 funcionários.

2010 — A Operação Liberdade do Iraque termina, com a última das equipes de combate da brigada dos Estados Unidos cruzando a fronteira para o Kuwait.

Feriados e eventos:

Dia Mundial da Fotografia

Dia do Artista de Teatro

Dia do Ciclista

Dia do Historiador


Fonte: Wikipedia

Deixe seu Comentário