2 de abril: 15 anos da morte do Papa João Paulo II

Confira alguns momentos marcantes deste dia!

© Reuters
Anúncio

2 de abril é o 92.º dia do ano no calendário gregoriano (93.º em anos bissextos).  Neste dia nasceram os cantores Marvin Gaye e Supla, o escritor e médium Chico Xavier e a e escritora Camille Paglia.

Foi no dia 2 de abril de 2005 que faleceu, aos 85 anos, o Papa João Paulo II, papa e chefe da Igreja Católica de 16 de outubro de 1978 até à data de sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história, liderando por 26 anos, 5 meses e 17 dias, depois dos papas São Pedro, cujo pontificado durou cerca de 37 anos, e Pio IX, que liderou por 31 anos. Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não italiano desde o neerlandês Adriano VI, em 1522.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do regime comunista na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia se expressar em italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, sua língua materna.  Morreu devido à sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 27 de abril de 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco, e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII; sua festa litúrgica celebra-se no dia 22 de outubro.

O dia também ficou marcado quando em 2008, acontece pela primeira vez o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas no ano anterior, para repetir-se anualmente.

Notícias ao Minuto

Nascimentos: artes

1939 — Marvin Gaye, cantor e compositor norte-americano (m. 1984).

1966 – Supla, cantor, ator e apresentador de televisão brasileiro. (Foto)

1966 – Andréa Avancini, atriz brasileira.

Notícias ao Minuto

Nascimentos: personalidades e figuras importantes

1910 — Chico Xavier, escritor brasileiro (m. 2002). (Foto)

1947 – Camille Paglia, escritora norte-americana.

1971 – Edmundo, ex-futebolista e comentarista esportivo brasileiro.

Mortes:

1983 — Clara Nunes, cantora brasileira (n. 1943).

2005 — Papa João Paulo II (n. 1920).

Acontecimentos históricos:

1972 — O ator Charlie Chaplin retorna aos Estados Unidos pela primeira vez desde que foi rotulado de comunista durante o macartismo no início dos anos 1950.

1975 – Concluída a construção da Torre CN em Toronto, Canadá. Ela atinge 553,33 metros de altura, tornando-se na época a mais alta estrutura do mundo, permanecendo até 2007.

1982 — Guerra das Malvinas: a Argentina invade as ilhas Malvinas.

2008 — Acontece pela primeira vez o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas no ano anterior, para repetir-se anualmente.

Feriados e eventos:

Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil

Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Fonte: Wikipedia

Deixe seu Comentário