
O Instituto Brasil Dados divulgou sua última pesquisa estadual de intenção de votos para pré-candidatos a deputado federal para as eleições de 2026 e nela uma situação nova no cenário político: a participação de prefeitos nas sondagens com boas perspectivas de eleição.
Segundo a pesquisa, se a eleição fosse hoje, entre os oito nomes que poderia estar entre os eleitos para as vagas da Câmara Federal, dois são prefeitos: Aldo Júlio, de Rolim de Moura, que ficou na 3ª. colocação com 2,46% de intenção de votos, e Marcélio Brasileiro, de Nova Mamoré, em 2º lugar com 2,71%.
São dois administradores que tiveram grande percentual de popularidade a aprovação no primeiro ano de suas administrações. Os dois, no entanto, estão em segundo mandato e, portanto, com trabalho certamente consolidado em suas bases eleitorais, com possibilidades claras de eleição em 2026.
No cômputo geral, a primeira colocação está com o deputado federal Coronel Chrisóstomo, com 3,08%; A quarta colocação e de Luiz Paulo da Agricultura, com 1,85%, seguido de Jesualdo Pires (1,72%), os emedebistas Amir Lando e Lúcio Mosquini (empatados com 1,48%), além de Rafael é o Fera, com 1,24%.
O total de indecisos foi superior a 73%, o que demonstra que ainda há muito voto para ser conquistado e a questão está longe de estar pacificada entre os eleitores.
Confira na tabela abaixo os nomes de todos os pré-candidatos mais bem colocados na lista, a quantidade de indicações que receberam (amostras) e o percentual de cada um.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de dezembro com 810 eleitores em 18 municípios do Estado.

Fonte: Instituto Brasil Dados




Comentários