Começou o júri dos dois acusados pelo crime de estupro da estudante

Iniciou na quarta-feira, 15, o julgamento de Richardson Bruno Mamede das Chagas e Francisco da Silva Plácido, acusados pelo crime de estupro da estudante de jornalismo Naiara Karine da Costa, ocorrido em janeiro de 2013.

É a segunda vez que os acusados vão a júri popular. Da primeira foram condenados pela morte da acadêmica, condenação que foi confirmada pelo STJ e STF. Richardson teve a pena mantida em 14 anos e Francisco Plácido teve a pena reduzida, no STJ, de 9 anos para 7 anos e seis meses.




O novo júri foi determinado pelo Tribunal de Justiça, que acatou o recurso do Ministério Público sob o argumento de que a decisão do Conselho de Sentença contrariou a prova dos autos. Os jurados os absolveram pelo crime de estupro, por isso, o segundo julgamento refere-se só a este crime. Os réus negaram a acusação durante os depoimentos, ocorridos já no final da tarde.

As atividades no Tribunal do Júri começaram com atraso em razão da não localização de uma testemunha. Por volta das 9h, os jurados foram sorteados, 6 homens e 1 mulher compõem o Conselho de Sentença.

Ao longo do dia, 7 testemunhas foram ouvidas, 4 do MP e 3 pela defesa. O julgamento, presidido pelo juiz Ênio Salvador Vaz, prossegue na manhã desta quinta-feira com os debates. Respondem pela acusação o promotor Elias Chaquian Filho; pela defesa de Richardson, José Maria de Souza Rodrigues, Santos Paulino, Israel Ferreira de Oliveira e pela defesa de Francisco Plácido, os advogados Jacson Chediak e Tiago Fernandes Lima da Silva.

Fonte: Assessoria/TJ