segunda-feira, dezembro 23, 2024

Concurso DPE PI 2021: Defensoria confirma edital e cita Juliette, campeã do BBB

O órgão citou a campeã do BBB, Juliette, porque em recente entrevista ela afirmou que já quis ser defensora pública. Aproveitando a declaração, a Defensoria Pública do Estado do Piauí lançou um alerta para o próximo edital do órgão.

O novo edital de concurso público da Defensoria Pública do Piauí (Concurso DPE-PI 2021) tem previsão de ser divulgado nos próximos meses para o cargo de Defensor Público. Por meio das redes sociais, o órgão confirmou que um novo edital será divulgado ainda este ano. Para os candidatos, a Defensoria disse para aguardar, uma vez que um novo certame se aproxima.

“Juliette ainda poderá concorrer a uma vaga para a Defensoria Pública no Piauí em 2021. E você também. Aguarde!”, disse a DPE-PI.

O órgão citou a campeã do BBB, Juliette, porque em recente entrevista ela afirmou que já quis ser defensora pública. Aproveitando a declaração, a Defensoria Pública do Estado do Piauí lançou um alerta para o próximo edital do órgão.

“Juliette demonstrou que acredita na bondade das pessoas e sempre se dispõe ao diálogo, por isso foi campeã. É marca do defensor público acreditar no ser humano e buscar o diálogo”, concluiu a Defensoria.

No fim de março, o Conselho Superior do órgão empossou o defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, para o seu segundo mandato (biênio 2021/2023) frente à instituição. Entre as metas de sua gestão, está a abertura de novo edital.

“Concurso público também é uma das nossas metas, precisamos, pelo menos, repor as aposentadorias que ocorreram para seguir com o nosso trabalho. Estou muito feliz pela chance que me foi renovada e ciente da responsabilidade à frente desse novo mandato”, disse ele.

A minuta do regulamento da seleção, divulgada por meio de resolução, foi publicada. O documento não informa o quantitativo de vagas, mas revela que não haverá cadastro de reserva.

Para concorrer ao cargo, o candidato deverá ter diploma de bacharel em Direito; e três anos, no mínimo, de atividade jurídica.

De acordo com a minuta do regulamento, o concurso DPE-PI para o cargo de Defensor contará com até quatro etapas de seleção: provas escritas (P1, P2 e P3); avaliação oral (P4); investigação social; e avaliação de títulos.

A primeira prova do concurso vai contar com 100 questões objetivas, distribuídas entre assuntos de Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil e do Consumidor; Direito Processual Civil; Direitos Difusos e Coletivos; Direito da Criança e do Adolescente/Idoso/Mulher de Vítima de Violência/Saúde; Direitos Humanos; e Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

A segunda prova do concurso vai contar com quatro questões dissertativas sobre quaisquer das seguintes matérias: Direito Constitucional; Administrativo; Direito Penal e Processual Penal; Civil e Processual Civil; Difusos e Coletivos; ou Humanos.

Por fim, a terceira prova terá duas peças judiciais, conforme os programas de Direito Processual Civil e Direito Processual Penal, com base em problema prático envolvendo, no que diz respeito ao aspecto material, as demais matérias previstas.

Segundo a minuta do contrato, na segunda e na terceira provas será permitida a consulta a texto legal, sem anotações ou comentários.

“Sim, haverá concurso público em 2021 para o cargo de defensor público”, disse a DPE PI ao site Folha Dirigida em janeiro deste ano.

O processo de escolha da banca organizadora do concurso DPE-PI ainda segue em andamento. Entretanto, já existe uma organizadora cotada para organizar o edital: o Cebraspe. Acontece que um relatório de atividades divulgado pela Subdefensoria-Geral do Estado informa que já foi feita uma reunião com a banca organizadora.

Até então, a DPE-PI não confirma o nome da escolhida para organizar o concurso, uma vez que “a instituição organizadora ainda não foi contratada”. Em relação ao edital, ainda não uma previsão para a publicação do concurso.

“Ainda não temos data certa para o edital. Estamos na fase de providências administrativas prévias, entre elas a regulamentação pelo Conselho Superior da Defensoria de cotas raciais”, disse.

O cargo de Defensor Público do Estado do Piauí requer bacharel em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Os salários iniciais chegam a R$24.370,85.

Último concurso DPE-PI

O último edital do concurso DPE-PI com vagas para o cargo de Defensor foi aberto há 12 anos, em 2009. O edital, na época, contou com 12 vagas.

A organização do concurso foi do Cebraspe. Os candidatos foram avaliados por meio de prova escrita objetiva; prova escrita subjetiva; prova escrita prática subjetiva; e avaliação de títulos.

A prova objetiva do concurso contou com 100 questões, com valor de dez pontos no total. Para ser aprovado, era necessário ter nota igual ou superior a seis pontos. A avaliação contou com questões de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Difusos e Coletivos, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos e Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado.


Fonte: Noticias Concursos

Comentários

Artigos Relacionados

Últimos artigos