Concurso PC AL 2022: Edital para Delegados sai até março, diz secretário

A Polícia Civil do Estado de Alagoas vai abrir um novo edital de concurso para o cargo de Delegado

Foto: Divulgação
Anúncio

Polícia Civil do Estado de Alagoas vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC AL 2022) para o cargo de Delegado. A previsão de abertura do certame da Perícia Oficial de Alagoas 2022 foi dada na última segunda-feira, 24 de janeiro, pelo secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos.

“Estamos trabalhando aqui, dedicadamente, para no máximo, até meados de março, publicarmos esses editais”, disse o titular, que também mencionou em sua fala a seleção para delegados.

O Governador do Estado, Renan Filho, assinou a autorização do concurso para a carreira no dia 20 de janeiro. O documento já saiu no Diário Oficial.

Segundo Fabrício Marques, o estado mantém a sua política de concursos para este ano e prevê a realização de pelo menos dois deles neste ano de 2022: Perícia Oficial e Polícia Civil (Delegado).

concurso PC-AL para o cargo de Delegado não é realizado há cerca de uma década. A pausa terminou no ano passado, com a abertura da seleção para escrivão e agente da PC AL. Agora, mais um edital está confirmado.

Ao todo, a Polícia Civil de Alagoas deve oferecer um total de 40 vagas para a carreira de delegado.

“Nós teremos outro edital para a Polícia Civil, para delegado. O nosso desenho é para 40 vagas, até por uma questão legal de vacâncias”, confirmou Fabrício Marques. 

O cargo de Delegado requer nível superior em Direito. O salário é de R$20.944,97.

Edital foi aprovado pela PGE

No dia 02 de julho, a Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE-AL) aprovou a abertura do concurso para o cargo de Delegado. Segundo informações da PGE, para que o concurso seja publicado, deve ser comprovado que o quantitativo de vagas a ser oferecido está de acordo com o número de cargos vagas para a carreira.

Dessa forma, o processo foi encaminhado para o Gabinete Civil do governador, que deverá analisar a “conveniência política da proposição do concurso público”. Somente com esse atesto, a seleção poderá ser aberta.

O concurso deve ser organizado pelo Cebraspe. A banca, no entanto, ainda não está contratada, apesar da Secretaria de Planejamento (Seplag) já ter indicado a empresa.

O concurso PC AL para Delegado

O concurso PC-AL para Delegado deve abrir um total de 40 vagas para a carreira.

O concurso vai contar com provas objetivas e discursivas, Teste de Aptidão Física (TAF), exames laboratoriais e médicos, avaliações psicológica e de títulos, investigação social e curso de formação policial.

As etapas foram reveladas pelo Conselho Superior de Polícia Civil de Alagoas, por meio de um documento publicado no Diário Oficial do Estado. Veja as matérias que devem ser cobradas:

Prova Objetiva

  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Legislação Complementar;
  • Medicina Legal;
  • Língua Portuguesa; e
  • Informática.

Prova discursiva

  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal; e
  • Direito Constitucional.

Fonte: Noticias Concursos

Deixe seu Comentário