Cristiano Zanin é eleito ministro substituto no TSE

O ministro Cristiano Zanin foi eleito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar uma vaga substitutiva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão unânime ocorreu nesta quarta-feira 26.

A vaga foi aberta em decorrência da posse do ministro André Mendonça como integrante efetivo da Corte Eleitoral, que também ocorreu na quarta-feira.

A escolha de Zanin também atende a um rodízio previsto na própria composição do TSE, que é formato por sete juízes sendo três integrantes do STF, dois membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas eleitos pelos magistrados. Para cada cadeira ocupada, há um juiz substituto.

Durante a sessão simbólica, Cármen Lúcia destacou que, diante a aproximação das eleições municipais, ‘toda ajuda é bem-vinda’ e a de Zanin “tão qualificada e comprometida, é uma benção para o Tribunal”.

Atualmente compõem as três vagas do STF no TSE os ministros Carmén Lúcia, Nunes Marques e André Mendonça. Zanin somará às vagas suplentes ao lado de Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Fonte: Carta Capital

plugins premium WordPress