Sebrae em Rondônia supera expectativas no exercício de 2019

Atendimento aos pequenos negócios atinge 110% das metas previstas

Foto: Divulgação

Bons resultados são derivados de estratégias bem elaboradas, o Sebrae em Rondônia superou seus objetivos com realizações que chegaram a 110% das metas previstas no atendimento aos pequenos negócios. O cenário de aplicação das estratégias foi construído por cada equipe e seus líderes das unidades operacionais do Sebrae, tanto na capital quanto nas regionais de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.

Os nove pontos de atendimento presencial, aliados às ações itinerantes, eventos e atendimentos in locu nos empreendimentos totalizaram mais de 23 mil intervenções de representantes do Sebrae no ano de 2019 em empresas do estado. O público alvo do Sebrae se divide em Microempreendedores Individuais, Micro Empresas, Empresas de Pequeno Porte, Empreendedores Rurais, Potenciais Empreendedores e Potenciais Empresários.

Dentre as metas executadas e atingidas está a fidelização, que é o fato de tornar os clientes fiéis aos serviços do Sebrae medindo sua satisfação com a qualidade oferecida, as equipes das unidades atingiram a 111%, que corresponde a um acréscimo de 5% em relação a 2018. Outro destaque foi o aumento de 12% nas atividades ligadas à inovação. Há um esforço permanente para se chegar a mudanças na conjuntura empresarial com sustentabilidade e retornos financeiros que superem as margens de contribuição até então em praticadas. Esse aumento na procura que chegou a 10%, quando comparado ao exercício de 2018, é consequência de uma motivação quanto a necessidade de novas categorias de organização nas empresas. Na verdade, a busca não se limita à criação de novos produtos ou campanhas de marketing criativas, mas também a um comprometimento em aumentar a competitividade no mercado.

Dentre as metas atingidas com sucesso, houve um incremento que foi marcante no contexto de atuação dos projetos do Sebrae, foram as atividades de potencialização de futuros empresários, com uma meta de 18 mil soluções propostas, foram realizadas 26,5 mil com uma superação de 48%.

Sem dúvida alguma o mérito está no trabalho das equipes, porque a noção de trabalho compartilhado entre os colaboradores do Sebrae é cultural, mas o verdadeiro êxito em todos os processos está na competência da diretoria executiva. Na parte operacional o diretor técnico Samuel Almeida deu todo o suporte para acolher as inciativas e permitir o melhor desempenho de forma objetiva. As estratégias tiveram a linha mestra do diretor administrativo e financeiro Carlos Berti Niemeyer que, sempre atento, manteve vigilância constante nas instruções normativas da instituição, corrigindo rumos e estabelecendo diretrizes atualizadas para os diferentes processos. E na condução dos trabalhos como um todo, a dinâmica do diretor superintendente Daniel Pereira, com a experiência administrativa que trouxe ótimos resultados para o estado de Rondônia enquanto foi governador, trouxe segurança, articulação e habilidade aos quadros do Sebrae em Rondônia. Essas qualidades dos diretores, associadas ao conhecimento do perfil dos colaboradores, trouxeram motivos para aumentar o comprometimento em trazer excelentes resultados.

Saiba mais sobre a atuação do Sebrae: acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.


Fonte: Assessoria