Sexo e menstruação: 5 mitos e verdades sobre transar “naqueles dias”

A sexóloga Virginia Gaia desvenda cinco suposições sobre o assunto

SEXOLOGY INTERNATIONAL/REPRODUÇÃO
Anúncio

A relação entre sexo e menstruação sempre foi envolta em polêmica. Ao longo dos anos, o tema conquistou o status de tabu porque para algumas religiões o período menstrual é sagrado, mas para outras é sinônimo de algo sujo.

De acordo com a sexóloga Virginia Gaia, a sociedade atual ainda carrega essa visão em vários momentos, restringindo a mulher em atividades práticas, mas é importante deixar essa interpretação no passado. Por isso, a convite do Metrópoles, a especialista desmistifica cinco suposições sobre o assunto. Confira!




É possível parar a menstruação durante o sexo

Sim. Virginia revela que no mercado existem produtos específicos para impedir o sangue de fluir durante o ato sexual. “Um deles, por exemplo, é o soft tampons. É um tampão específico, parecido com uma esponja, que pode ser alocado no fundo do canal vaginal. Ele absorve o sangue menstrual então, durante o sexo, o/a parceiro/a não tem contato com o sangue, nem costuma sentir o produto. O ideal é que a aplicação seja feita com lubrificante a base de água”, explica.

É preciso tomar cuidados específicos ao transar menstruada

Não. De acordo com a especialista, não há problema em fazer sexo durante esse período, nem é necessário tomar precauções específicas. “Mas é bom usar camisinha, principalmente se a mulher já tiver uma doença sexualmente transmissível pré-existente. Por conta dos fluídos, a contaminação do/a parceiro/a é facilitada”, aponta.

Mulheres sentem mais desejo sexual quando estão menstruadas

É verdade, mas depende. A sexóloga afirma que existem mulheres que podem experimentar uma excitação maior antes ou durante a menstruação. “Não é regra, varia de mulher para mulher, e isso ocorre por conta das mudanças hormonais”, indica.




Não é possível engravidar durante a menstruação

Falso. Apesar da probabilidade ser menor, os espermatozoides podem sobreviver dias dentro do útero. “Então, sua menstruação pode acabar e o espermatozoide estar lá e acabar fecundando um óvulo. A chance de engravidar é menor? É! Porém o risco sempre existe”, garante.

As fases da lua podem indicar como será sua menstruação

Correto. Virginia, que também é astróloga, destaca que o ciclo menstrual, assim como o lunar, possui 28 dias. “Por conta dessa relação, o feminino sempre esteve relacionado com a Lua, que também rege os líquidos do corpo. Então, é interessante observar em qual fase da Lua a mulher está menstruando. Por exemplo, uma menstruação na Lua cheia pode significar maior retenção de líquido, enquanto na Lua minguante ou nova pode significar menos inchaço”, sinaliza. Isso pode contribuir ainda com a disposição da mulher para o ato sexual e seu nível de tesão.

 

Fonte: Metrópoles

Comentários