TCE-RO revitaliza Portal Cidadão para ampliar ainda mais os serviços à sociedade

Foto: Divulgação
Anúncio

Priorizando a acessibilidade, a usabilidade, a transparência e a integração de serviços e sistemas, está sendo lançada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) a nova versão do seu Portal Cidadão, página eletrônica com serviços voltados às unidades gestoras fiscalizadas pelo órgão, à comunidade jurídica e à sociedade.

 Entre as novidades, está uma arquitetura de navegação e leiaute mais focados no usuário, facilitando sobremaneira o acesso do cidadão, do jurisdicionado e dos servidores do TCE aos serviços disponibilizados.

 As alterações foram definidas ao longo de várias fases de estudos, diagnósticos e debates, envolvendo as áreas de tecnologia da informação (Setic) e de processamento e julgamento (SPJ) do Tribunal.

 Assim, o novo Portal Cidadão abre a possibilidade de integração com uma gama muito maior de sistemas e acessos aos usuários, bem como garante maior segurança quanto aos dados pessoais.

 Tradicionalmente, os sistemas trabalham com controle de acessos descentralizados. Nesta nova versão do Portal Cidadão, utiliza-se uma tecnologia que permite que gradativamente seja integrado serviço a serviço à plataforma, possibilitando o acesso a mais de um serviço sem precisar ficar preenchendo um cadastro completo a cada nova aplicação, permitindo, ainda, que esses aplicativos usem a mesma senha para todos os acessos de forma segura e transparente.

 INTEGRAÇÃO

 Neste primeiro momento, para acesso ao cidadão, a plataforma entra no ar promovendo a integração dos seguintes sistemas/serviços:

• Emissão de Certidão Negativa;

• Push: serviço para acompanhamento de movimentações publicadas no diário oficial de processos de interesse do usuário;

• Portal do Gestor: por meio do qual é possível ter acesso a todos os processos em que faz parte no PCe, incluindo processos sigilosos. Também é possível aos advogados solicitarem habilitação em processo através de procuração;

• Citação eletrônica;

• Peticionamento eletrônico.

 Já para o servidor do TCE-RO, a integração conta ainda com estes sistemas/serviços:

• Aplic: Acompanhamento de Licitações e Contratos;

• Fiscalização;

• Processo de Contas eletrônico (PCe).

 SENHAS

 Embora seja uma nova plataforma, o Tribunal se preocupou em manter os dados dos usuários (cidadão, jurisdicionado ou servidor do TCE) que já haviam se cadastrado anteriormente. Entretanto, para sua segurança e devido à senha ser criptografada, é necessário gerar uma nova senha.

 Para quem ainda não participou dessa fase, será necessário realizar o cadastro, que, no entanto, é rápido, intuitivo e muito mais seguro.


Fonte: ASCOM / TCE-RO

Deixe seu Comentário