O desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre) durante a reunião realizada na sexta-feira, 8 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. Este marco é histórico para Rondônia, pois é a primeira vez que o estado ocupa a vice-presidência do Consepre, destacando a importância e o reconhecimento da atuação do Judiciário rondoniense em nível nacional.
A eleição de Raduan Miguel Filho reflete o reconhecimento de sua liderança e a confiança de seus pares em sua capacidade de fortalecer o diálogo e a cooperação no sistema de Justiça do país.
O segundo dia do 13º Conselho de Presidentes, liderado pelo desembargador Carlos França (TJGO), contou com a presença de altas autoridades, como o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, e o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell. Os ministros ressaltaram a relevância desses encontros para buscar soluções para os desafios comuns enfrentados pelo Judiciário, como o grande volume de processos em tramitação no Brasil.
O Consepre atua como fórum central para a coordenação de ações entre os tribunais de justiça, promovendo a eficiência e o acesso à justiça em todas as regiões do país. Entre os temas discutidos no evento estavam o uso da Inteligência Artificial no Judiciário, a consolidação das conciliações nos 1º e 2º Graus por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a aplicação de neurociência nos julgamentos, e a atuação das mulheres na Justiça e na sociedade brasileira.
Comentários