Projeto de Lei apresentado pelo deputado Alex Silva prevê brinquedos adaptados para crianças com deficiência em áreas de lazer

Anúncio

O deputado Alex Silva (PRB) apresentou o Projete de Lei que “Dispõe que nas escolas, parques, shopping e praças públicas ou privadas, que o lazer e recreação sejam brinquedos com acessibilidade total para crianças com e sem deficiência”.

Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é inserir nas escolas, parques, praças públicas ou privadas ou shopping que o lazer e a recreação sejam brinquedos com acessibilidade total para crianças com e sem deficiência total ou limitada, no Estado de Rondônia.

De acordo com o texto do projeto, a estrutura das praças, parques, clubes e similares deverá ser acessível às pessoas com deficiência, conforme os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e normas de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“A situação da maioria dos parques e praças é precária, não apenas na questão de acessibilidade, sobretudo no que tange à segurança. A falta de manutenção, equipamentos velhos e utilização de brinquedos sucateados representam um risco para os usuários. Nosso intensão é proporcionar acessibilidade total as crianças. Os brinquedos com acessibilidade serão um grande avanço na sociedade, pois será uma ferramenta de crescimento sadio que busca a socialização de integração social de crianças”, finaliza Alex.

Texto: Laila Moraes – DECOM/ALE

Foto: Marcos Figueira

Comentários